X
Menu
X

Crísia Santos de Abreu

Crísia Santos de Abreu

Projeto de Doutoramento: Caracterização bioquímica e molecular de estirpes bacterianas rizosféricas e endofíticas com potencial para solubilização e mineralização de fosfato e formulação de bioinoculantes em milho.

A seleção de bactérias endofíticas solubilizadoras de fósforo (BESP) contribuirá para uma melhor compreensão da diversidade microbiana presente na cultura do milho. Possibilitará também, o monitoramento da colonização de plantas de milho por inóculos de BESP sob condições de limitação de P para a validação dos inoculantes utilizados quanto ao seu potencial de promover o crescimento de milho quando comparado ao tratamento não inoculado.

A investigação do perfil de expressão gênica das BESP possibilitará uma compreensão ampla dos genes responsáveis pela capacidade de disponibilização de P no meio e avaliar o efeito da planta de milho quanto ao potencial de disponibilizar o P pelas estirpes avaliadas.  A identificação e caracterização de genes relacionados ao processo de disponibilização de P pelas estirpes avaliadas será um dado relevante na área de nutrição de plantas de milho associadas a microrganismos endofíticos, uma vez que microrganismos constituem alternativas atrativas e comprovadamente viáveis para vários processos biotecnológicos como fontes de produtos, suprimento de nutrientes (com ênfase em N, P e K) para a agropecuária e genes de interesse ou funcionais para obtenção de bioprodutos. De forma geral, a seleção de BESP eficientes poderá fornecer produtos biológicos que poderão ser utilizados como insumos renováveis e de baixo custo na agricultura.

 

Orientadora: Maria Aparecida de Resende Stoianoff (ICB/UFMG)

Coorientadoras:

  • Christiane Abreu de Oliveira Paiva (EMBRAPA Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG)
  • Eliane Aparecida Gomes (EMBRAPA Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG)
  • Vera Lúcia dos Santos (LMA, ICB/UFMG).

 

 

 

Share

vera