X
Menu
X

Biorremediação baseada em microrganismos e seus produtos

Nos últimos anos, o setor industrial tem calcado o seu desenvolvimento sustentável em princípios distribuídos nas esferas tecnológica, econômica, social e ambiental. Na esfera ambiental, objetiva-se o manejo responsável dos recursos naturais e do meio ambiente, incluindo aí a reparação de danos anteriores; a minimização da quantidade de resíduos e danos ambientais em toda a cadeia de produção e abastecimento; a adoção de ações prudentes nos locais em que os impactos são desconhecidos ou incertos; a operação dentro dos limites ecológicos; e a proteção do capital natural crítico. Nesta temática, nosso grupo de pesquisa estuda o uso de microrganismos e seus produtos no desenvolvimento de tecnologias de uso na remediação de ambientes e de efluentes contaminados. Os estudos estão centrados nas temáticas:

1-Desenvolvimento de adsorventes baseados em esferas de alumina ativada contendo carvão ativado e/ou células microbianas com potencial de remoção de metais e não metais (Cd, Cu, Zn, As, F, etc) de efluentes industriais aquosos;

2-Produção de enzimas que atuem em hidrocarbonetos do petróleo e seus derivados para análise de sua relação estrutura-função e aplicação direta em processos-chave de biocatálise.

3-Obter consórcios microbianos com potencial de degradação de hidrocarbonetos do petróleo e produtores de compostos ativos de superfície para aplicação em projetos de biorremediação.

Notícias relacionadas: