X
Menu
X

Quem somos

O laboratório de Microbiologia Aplicada (LMA) está alocado no Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. O LMA  inclui dois grupos de trabalho, que atuam nas áreas de Biotecnologia Ambiental, Microbiologia Industrial, Médica e de Alimentos.

O grupo de ‘Biotecnologia ambiental e Industrial’ coordenado pela Profa. Vera L. Santos desenvolve estudos voltados para o entendimento da função dos micro-organismos em processos biológicos naturais e artificiais, em termos de sua diversidade funcional, bioquímica e genética usando ferramentas ômicas, visando a sua aplicação em projetos de biorremediação, com ênfase na biodegradação de fenóis, hidrocarbonetos aromáticos e alifáticos; desenvolvimento da tecnologia de agentes biossurfactantes e de-emulsificantes; controle de biofilmes em sistemas industriais; além do desenvolvimento de novos produtos, como etanol, enzimas lípases e biossurfactantes, a partir de co-produtos industriais. O grupo tem interesse também no estudo de peptídeos antimicrobianos e desenvolvimento de novos antimicrobianos baseados em biocidas lipossomados.

O grupo de trabalho coordenado pela Profa. Regina Maria Nardi Drummond desenvolve estudos inseridos em dois grupos de pesquisa: ‘Ecologia e Fisiologia de Micro-organismos’ e ‘Infecções cérvico-vaginais e do trato urinário’. No primeiro grupo priorizamos pesquisas com ênfase nos seguintes temas: estudo da diversidade de Bactérias do Ácido Láctico (BAL) em ecossistemas gastrintestinal, vaginal e em alimentos naturalmente fermentados; potencial probiótico de BAL e de Bacillus spp., incluindo o estudo dos mecanismos de ação in vitro e in vivo; purificação, caracterização química e molecular de substâncias antimicrobianas incluindo bacteriocinas e biossurfactantes produzidas por BAL e por Bacillus spp.. No segundo grupo pesquisamos o potencial probiótico de Lactobacillus crispatus e os mecanismos moleculares de resistência a quinolonas em Escherichia coli.

 

 

 

 

Entrem em contato, para conhecerem melhor o nosso trabalho.