Os projetos do grupo envolvem estudos voltados para o entendimento da função dos microrganismos em processos biológicos naturais e artificiais, em termos de sua diversidade funcional, bioquímica e genética, visando a sua aplicação em projetos de biorremediação, promoção de crescimento vegetal e animal, controle microbiológico na indústria e desenvolvimento de novos produtos, como biocombustíveis e biosurfactantes.
O grupo participa:
- INCT “Microrganismos promotores do crescimento de plantas visando à sustentabilidade agrícola e à responsabilidade ambiental” MPCPAgro (MCTI/CNPq/CAPES/FAPS) processo (465133/2014-2) .
Projetos de Extensão:
- Biodiversidade fora do alcance dos olhos: algumas contribuições das leveduras para as espécies Bromeliaceae
- Microbiologia para todos
Projetos de Pesquisa:
- Diversidade e Características Funcionais de Comunidades Endofiticas de Milho Avaliadas por Análise Metagenômica
- Diversidade e características funcionais de leveduras associadas a bromélias em áreas de campos rupestres da Serra da Piedade, Minas Gerais, por meio de abordagem metagenômica, transcriptômica e baseada em cultivo.
- Tecnologia baseada em bacteriófagos para controle microbiano em torres de resfriamento de refinarias de petróleo
- Exploração de enzimas e biossurfactantes livres e encapsulados em lipossomas para o controle de biofilmes microbianos em sistemas de resfriamento de água
- Pesquisas e tecnologias para biorremediação de áreas contaminadas com creosoto
- Bioetanol: fermentação de pentoses por leveduras isoladas de resíduos lignocelulósicos da cadeia produtiva da macaúba
- Prospecção de bactérias resistentes a metais e produtoras de exopolissacarídeos utilizando abordagem baseada em cultivo e metagenoma microbiano de rejeitos de mineração.
Projetos de Ensino: